Instale e Configure o Node no MacBook M1 com Node e NVM

outubro 6, 2024 por devdaily_8e41o6
Instale e Configure o Node no MacBook M1 com Node e NVM

Instale e Configure o Node no MacBook M1 com Node e NVM

Olá, devs!

Se você é um amante da tecnologia e programa em seu MacBook M1, você provavelmente já sabe que o Node.js é um dos frameworks mais populares para desenvolver aplicativos web escaláveis. Mas, se você está trabalhando com um MacBook M1, você pode ter notado que a instalação do Node pode ser um pouco mais complicada do que em máquinas x86.

Neste artigo, vamos mostrar como instalar e configurar o Node no seu MacBook M1 utilizando o Node Version Manager (NVM). Prepare-se para aprender a gerenciar diferentes versões do Node e tornar seu desenvolvimento mais eficiente!

O que é NVM?

NVM (Node Version Manager) é um gerenciador de versões do Node que permite instalar, gerenciar e alterar facilmente entre diferentes versões do Node em seu sistema. Isso é especialmente útil quando você precisa trabalhar com projetos que exigem versões específicas do Node.

Instalando o NVM

Para instalar o NVM, você precisará abrir o Terminal no seu MacBook M1 e executar o comando abaixo:


curl -o- https://raw.githubusercontent.com/nvm-sh/nvm/v0.39.0/install.sh | bash

Isso baixará e instalará o NVM em seu sistema. Feito isso, você precisará reiniciar o Terminal para que as mudanças tomem efeito.

Instalando o Node

Agora que o NVM está instalado, você pode instalar o Node utilizando o comando abaixo:


nvm install node

Isso instalará a última versão estável do Node. Se você precisar instalar uma versão específica, você pode especificá-la no comando, por exemplo:


nvm install node@14.17.0

Configurando o Node

Depois de instalar o Node, você precisará configurá-lo para que ele seja executado corretamente no seu sistema. Para fazer isso, você precisará criar um arquivo de configuração para o Node.

Abra o arquivo ~/.bashrc no seu editor de texto favorito e adicione as linhas abaixo:


export PATH=$PATH:/usr/local/bin
export NODE_PATH=$NODE_PATH:/usr/local/lib/node_modules

Isso definirá o caminho do Node e dos módulos de terceiros.

Gerenciando versões do Node

Um dos principais benefícios do NVM é a capacidade de gerenciar diferentes versões do Node. Para fazer isso, você pode usar o comando nvm use seguido da versão do Node que você deseja usar.

Por exemplo, se você deseja usar a versão 14.17.0 do Node, você pode executar o comando abaixo:


nvm use node@14.17.0

Isso irá ativar a versão 14.17.0 do Node e todas as suas dependências.

Conclusão

E isso é tudo! Agora você deve saber como instalar e configurar o Node no seu MacBook M1 utilizando o Node Version Manager (NVM). Com essas habilidades, você poderá gerenciar diferentes versões do Node e tornar seu desenvolvimento mais eficiente.

Lembre-se de que a instalação e configuração do Node podem variar dependendo da versão do sistema operacional e do hardware do seu MacBook M1. Se você encontrar qualquer problema durante a instalação, não hesite em procurar ajuda no fórum do NVM ou em outras fontes de comunidade.

Até a próxima vez, devs!